CadÚnico 2025: o que mudou e como se inscrever para receber ajuda do governo

CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional.

Dados

Dessa forma, ele permite que o governo tenha acesso a dados específicos, como: endereço, características do domicílio, membros da família, escolaridade, situação de trabalho, renda, deficiência, entre outros.

Atenção

Se você não está cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) não é possível ter acesso aos benefícios que o governo disponibiliza para famílias de baixa renda.

Benefícios

Entre eles, estão: Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Inscrição

A inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) é gratuita e deve ser feita pessoalmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município.

CPF

Uma das mudanças, é que passou a ser obrigatório a inclusão do CPF, pois ele passou a ser a chave única para a identificação dos beneficiários, para dispensar o preenchimento de tantos dados, como acontecia anteriormente.