Para ter acesso ao Bolsa Família, os cidadãos devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). É preciso se atentar, contudo, para as informações preenchidas na plataforma, pois caso elas estejam desatualizadas, a concessão do benefício pode ser impactada.
O CadÚnico é um instrumento do governo federal para identificar as pessoas de baixa renda. Devem estar inscritas nele as famílias que tenham renda mensal de até meio salário-mínimo por integrante.
O CadÚnico reúne dados como o endereço, as pessoas que fazem parte da família e a escolaridade de cada uma. Por meio destas informações, é selecionado quem pode receber benefícios de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
Não basta apenas preencher o CadÚnico para ter acesso ao Bolsa Família (entre outros requisitos). É preciso também manter todos os dados sempre atualizados. Caso contrário, o benefício pode ser bloqueado.
A atualização precisa ser feita quando, por exemplo, a família mudou de endereço, as crianças mudaram de escola ou se alguém trocou de emprego. Também é preciso atualizar o cadastro se a última atualização ocorreu há mais de dois anos.
É possível verificar se suas informações estão corretas no por meio do aplicativo ou no site do CadÚnico. Para atualizar os dados, o responsável familiar deve se dirigir até um posto de cadastramento no seu município e levar documentos de todas as pessoas da família.