Existem dezenas de modelos, com potências que vão até 1700 W. Porém, isso não quer dizer que as cafeteiras de cápsulas sejam as mais gastonas, pois o ciclo para tirar um café curto durante cerca de 20 s e o standby pouco consome.
Com potência a partir de 500 W, esses modelos levam bons minutos para esquentar a água. Porém, a questão é manter o café quente, consumindo energia como um pequeno ferro de passar ligado por horas a fio.
As máquinas amadoras de espresso são as campeãs de consumo pois precisam de tempo para estabilizar o sistema, aquecer a água, moer grãos e, finalmente, tirar o café, um processo que pode levar até 30 minutos a cerca de 1000 W.
Seja no coador ou em uma prensa francesa, bastam poucos minutos para ferver a água. Entre um fogão a gás ou elétrico, o de gás tem leve vantagem, mas a diferença é mínima.
Para quem curte cafés do tipo moka, agora há cafeteiras especiais para fogões a indução. Gastam aproximadamente o mesmo de energia que fervendo água.
A não ser que você faça questão de uma máquina profissa, economize energia: (1) deixando sua máquina fora da tomada, (2) fazendo grandes volumes no coador; (3) usando cafeteiras com moderação; e (4) use a boa e velha garrafa térmica.