Com o aumento da conta de luz em julho, devido à bandeira tarifária vermelha patamar 1, que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, muitos consumidores começaram a prestar mais atenção no uso de aparelhos domésticos.
Embora o chuveiro elétrico seja conhecido como o maior vilão da conta de luz, um hábito rotineiro e aparentemente inofensivo está chamando a atenção: o uso prolongado e incorreto da cafeteira elétrica.
O que muitos não sabem é que a cafeteira elétrica continua consumindo energia mesmo quando não está preparando café. Esse fenômeno é conhecido como consumo fantasma.
alimentando circuitos internos que mantêm funções como relógios digitais ou sistemas de aquecimento.
1. Manter a função de aquecimento ligado; 2. Fazer várias pequenas porções de café; 3. Utilizar água fria ou gelada; 4. Não realizar a limpeza do aparelho; 5. Ignorar instruções do fabricante; 6. Utilizar cafeteiras com peças desgastadas ou danificadas.
Alguns eletrodomésticos, no entanto, podem se tornar verdadeiros vilões da conta de luz. Confira na matéria do E-Investidor cinco tipos de aparelhos que podem estar elevando sua fatura.