Quem está planejando uma viagem internacional sempre acaba levando dinheiro em espécie, complementando com cartão de crédito. Mas e o cartão de débito, quais suas vantagens e desvantagens?
Um ponto que muitas vezes conta a favor é a taxa de câmbio competitiva, não raramente mais vantajosa que se for trocar dinheiro em casas de câmbio.
Com o cartão de débito você evita carregar muito dinheiro em espécie e ainda diminui aquele prejuízo na compra e venda cambial. Em caso de furto e extravio, o bloqueio funciona como no cartão de crédito.
Em muitos casos o câmbio é feito automaticamente pelas maquininhas para moedas locais. Caso precise recarregar seu saldo, basta usar a plataforma do cartão e fazer a transferência online.
Um diferencial interessante é que em muitos casos não há taxa para saques nos caixas, que podem ser bem salgadas no caso de cartões de crédito.
Alguns cartões cobram taxas de saque e uso bem salgadas. Podem existir também limite de número de saques e valores. Além disso, nem todos estabelecimentos aceitam cartões ou há sempre o risco de não ter sinal de internet.
Sempre carregue com você um pouco de moeda local, utilize senhas, estabeleça limites de valores e cheque as taxas de serviço e câmbio cobradas pela operadora. Afinal, é sempre bom evitar surpresas!