Carteira do idoso: o que é, quais são os benefícios e como solicitar a sua

A carteira tem o objetivo de facilitar o acesso do idoso ao transporte público

A Carteira da Pessoa Idosa é um documento oficial que facilita o acesso de cidadãos com 60 anos ou mais ao direito de transporte interestadual gratuito ou com desconto de 50% no valor da passagem.

Como requisito, o idoso precisa comprovar renda individual de até dois salários mínimos (atualmente, o valor do salário mínimo está em R$ 1.518,00) e estar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para emitir a Carteira da Pessoa Idosa, existem duas opções: pela internet ou de forma presencial.

Pela internet

A emissão online pode ser feita acessando o site oficial da Carteira do Idoso. Depois, o beneficiário deve realizar o login na plataforma Gov.br, emitir e salvar a versão digital da carteira ou imprimi-la.

Presencialmente

O beneficiário deve se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar CPF, nome ou NIS ao técnico responsável. O prazo de emissão pode chegar a 45 dias.

Vale ressaltar que a Carteira da Pessoa Idosa não é obrigatória, mas um mecanismo facilitador, uma vez que reúne todas as informações necessárias para acessar os benefícios em um único documento.

Leia mais