Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
Está em tramitação no Congresso Nacional a reforma tributária encampada pelo governo Lula, sob a liderança do ministro Fernando Haddad. Entre novos impostos e alíquotas, uma possível novidade: o cashback para contas de água, luz, internet e gás.
Isso mesmo, existe a possibilidade de parte da população receber de volta parte dos impostos pagos ao governo. O complicado é que há dois dois novos tributos sendo criados e há muitos detalhes a serem fechados.
O primeiro imposto é o federal CBS, que substituirá IPI, PIS e Cofins. Já o IBS entrará no lugar de ICMS e ISS e é exatamente a renúncia fiscal de estados e municípios que empacam parte das discussões.
O cashback variará conforme cada imposto e produto. Na quarta faixa entrarão todos os demais produtos e serviços (incluindo celular e internet), com exceção daqueles onde incidirá o IS, o imposto do pecado: bebidas alcoólicas, bets, cigarro e por aí vai.
O governo ainda estuda quem terá direito ao “estorno” dos impostos (provavelmente apenas aqueles de baixa renda registrados no CadÚnico), como a devolução será feita e como criar mecanismos anti-fraude.
Hoje algumas concessionárias oferecem algum tipo de cashback para todos os consumidores, independente da renda, desde que paguem suas contas em dia.
Com tarifas cada vez mais altas, reduzir o consumo de energia é essencial. Confira então 12 truques para economizar até 30% na conta de energia do mês