Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) emitidos por bancos pequenos e médios são uma das opções preferidas dos investidores de renda fixa por causa dos retornos mais elevados que oferecem.
No entanto, quais são os riscos? O Banco Central tem acompanhado com cautela a avalanche de emissões de CDBs de bancos pequenos.
O receio é de que a garantia de até R$ 250 mil oferecida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) esteja sendo usada pelas plataformas de investimento como uma propaganda para vender produtos arriscados.
Essa desconfiança com o “CDB a 140% do CDI” tem gerado um burburinho em relação ao Banco Master, um emissor conhecido pelas altas taxas nos investimentos de renda fixa.
“Ao contrário de muitos bancos médios, cuja carteira é composta majoritariamente por empréstimos ao varejo e/ou atacado, aproximadamente 34% da carteira do Banco Master consiste em títulos e créditos a receber”, destaca a Nord Investimentos.
Apesar da remuneração elevada, diante dos riscos, a Nord prefere explorar outras alternativas de CDBs que ofereçam uma remuneração atrativa, evitando, assim, o investimento nesses CDBs do Banco Master.