ChatGPT: o que é e como funciona o robô de inteligência artificial?
Do mundo acadêmico às finanças, chatbot da OpenAI é uma misto de Google, Alexa e além
Do mundo acadêmico às finanças, chatbot da OpenAI é uma misto de Google, Alexa e além
O robô fundamenta e produz suas respostas em conteúdos disponíveis na internet e remodela os textos de acordo com o uso de algoritmos de machine learning, refinando-os conforme a interação.
Se você perguntar “o que é um FII?” a resposta será sobre fundos imobiliários. Já se for “what is an FII”, o retorno será sobre “Foreign Institutional Investor” e até outras opções relacionadas a investimentos. Ele não só fala diferentes idiomas, mas entendeu que tenho dúvidas sobre o mercado financeiro.
Algumas respostas do ChatGPT estão um tanto desatualizadas (a base é de 2021), questões muito complexas não são muito bem resolvidas, ele ainda não entende alguns jogos de palavras (principalmente de duplo sentido) e nem tudo é preciso. Contudo, ainda estamos falando de um produto experimental.
Potencialmente plataformas como o ChatGPT pode destronar ferramentas interativas como Alexa, Google e Siri e transformar o uso de chatbots em atendimentos médicos, bancários e de serviços ao público consumidor. O uso no mercado financeiro ou na sugestão de produtos numa Amazon pode ter implicações profundas na forma como compramos, consumimos e interagimos.
O ChatGPT não está sozinho. Entre seus principais concorrentes (lembre-se, antes do Google tivemos o Yahoo! e o Excite!) estão o OPT, Galactica e o Sphere da Meta e o Bloom. E este é só o começo.