ChatGPT: o que é e como funciona o robô de inteligência artificial?

Do mundo acadêmico às finanças, chatbot da OpenAI é uma misto de Google, Alexa e além

Lançado pela OpenAI no final de 2022, o ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) – uma plataforma interativa de inteligência artificial, está dando o que falar com seus textos customizados, precisão de dados e incríveis níveis de detalhamento.

Sendo um pouco simplista, é um robô interativo, praticamente um Alexa (ou Siri) vitaminado, que interage com seu interlocutor, dando respostas relativamente complexas para perguntas que você normalmente procuraria no Google.

Ele pode resolver problemas variados como produzir códigos de software, questões matemáticas, me dar a receita de um bolo de cenoura e quais são os acordes de Yesterday, dos Beatles (sério!).

Se você perguntar ao ChatGPT o que é um fundo multimercado, a taxa Selic ou como funciona o Bitcoin ele lhe dará uma resposta relativamente clara e objetiva. Se a sua dúvida persistir ou quiser refinar um detalhe, sem problemas, o chatbot continuará a conversa naturalmente.

Mesmo quando fazemos perguntas como “o que é melhor, dogecoin ou bitcoin”, o ChatGPT se safa com uma resposta elegante sobre tolerância ao risco, objetivos financeiros e o fato de criptomoedas serem um investimento volátil.

Em nossos testes fizemos perguntas em português, inglês e espanhol, até no meio da mesma conversa, sempre com retornos rápidos (algumas demoram um pouco mais) e consistentes. Chega a ser assustador.

Não demorou muito para que estudantes, profissionais de comunicação como mídia e redes sociais e acadêmicos vissem o potencial do ChatGPT para seus trabalhos (alguém mencionou TCC?), tão naturais como se tivessem sido escritos por um humano, colocando ainda mais lenha na questão do uso de inteligência artificial em alguns meios.

Como o ChatGPT funciona?

O robô fundamenta e produz suas respostas em conteúdos disponíveis na internet e remodela os textos de acordo com o uso de algoritmos de machine learning, refinando-os conforme a interação.

Robô poliglota e inteligente

Se você perguntar “o que é um FII?” a resposta será sobre fundos imobiliários. Já se for “what is an FII”, o retorno será sobre “Foreign Institutional Investor” e até outras opções relacionadas a investimentos. Ele não só fala diferentes idiomas, mas entendeu que tenho dúvidas sobre o mercado financeiro.

Mas nem tudo é perfeito

Algumas respostas do ChatGPT estão um tanto desatualizadas (a base é de 2021), questões muito complexas não são muito bem resolvidas, ele ainda não entende alguns jogos de palavras (principalmente de duplo sentido) e nem tudo é preciso. Contudo, ainda estamos falando de um produto experimental.

O futuro?

Potencialmente plataformas como o ChatGPT pode destronar ferramentas interativas como Alexa, Google e Siri e transformar o uso de chatbots em atendimentos médicos, bancários e de serviços ao público consumidor. O uso no mercado financeiro ou na sugestão de produtos numa Amazon pode ter implicações profundas na forma como compramos, consumimos e interagimos.

Os concorrentes

O ChatGPT não está sozinho. Entre seus principais concorrentes (lembre-se, antes do Google tivemos o Yahoo! e o Excite!) estão o OPT, Galactica e o Sphere da Meta e o Bloom. E este é só o começo.