A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento oficial que autoriza um cidadão a conduzir veículos automotores no Brasil. Mais do que um simples registro, o documento certifica que o motorista passou por todas as etapas de formação e avaliação, garantindo aptidão teórica, prática e psicológica para conduzir com segurança.
O processo para obter a CNH envolve diferentes etapas e custos que variam conforme o estado e a categoria escolhida. Considerando todos os custos, incluindo aulas e possíveis reprovações, estima-se que o valor total para obter a habilitação pode chegar a R$ 3 mil.
Exame médico, avaliação psicológica, exame teórico, exame prático, aulas teóricas, aulas práticas, emissão e envio da permissão para dirigir (1º CNH).
O Projeto de Lei 7.746/2017, da deputada Mariana Carvalho (Republicanos), sugere a criação de uma nova categoria de CNH: uma específica para veículos com câmbio automático e outra abrangendo todos os tipos de veículos, incluindo os de câmbio manual.
No entanto, críticos apontam que essa divisão pode exigir mais testes específicos, adequações na infraestrutura de formação e fiscalização, além de maior complexidade administrativa.
Apesar das especulações, a proposta ainda está em fase de discussão nas comissões técnicas da Câmara. Por isso, não é possível afirmar com certeza se as mudanças resultarão em aumento de custos para aqueles que desejam tirar a sua CNH.
Os motoristas com mais de 50 anos podem contar com um desconto significativo ao renovar suas carteiras de habilitação. Entenda mais na matéria do E-Investidor.