Coisas que você precisa saber antes de informar seu CPF em compras no mercado

CPF na nota

O uso do CPF na nota em compras no varejo vai além de uma simples formalidade. Essa prática pode trazer vantagens financeiras, além de estimular a transparência fiscal no país. Confira o que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa iniciativa.

Como funciona o programa?

Ao solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal, o consumidor contribui para a fiscalização do faturamento do comércio. Por outro lado, o consumidor também sai ganhando. Os participantes do programa podem acumular créditos financeiros que podem ser utilizados de diversas formas, como abatimento de impostos ou resgates em dinheiro.

Quais são os benefícios?

Quem adere ao programa do CPF na Nota pode usufruir de vantagens como: Recebimento de até 30% do valor do ICMS pago nas compras; Dinheiro direto na conta; Descontos em impostos: uso dos créditos para reduzir o valor do IPVA; E participação em concursos mensais com valores que podem chegar a R$ 1 milhão.

Matéria completa

Como ganhar mais com o CPF na nota?

Para maximizar os benefícios desses programas, a principal estratégia é simples: sempre solicitar a inclusão do CPF em compras de maior valor. Quanto maior a compra, maior será a parcela de ICMS a ser devolvida ao consumidor.

O que preciso saber?

É importante entender que as alíquotas do ICMS variam de estado para estado e entre diferentes tipos de produtos. Por exemplo, em São Paulo, peixarias e açougues devolvem até 30% do total de imposto recolhido, enquanto bares e padarias devolvem 10%. Logo, compras feitas em estabelecimentos com uma alíquota maior podem gerar mais créditos.

Como consultar seus créditos?

Após cadastrar-se na plataforma correspondente ao seu estado, o consumidor pode acompanhar os créditos acumulados diretamente nos portais dos programas. Vale a pena monitorar esses valores com frequência, pois alguns programas estabelecem prazos de validade para o uso dos créditos.

Como resgatar o valor da Nota Fiscal?

Para resgatar os valores acumulados através do CPF na nota fiscal, é importante seguir 3 passos simples: Acesse o site da Nota Fiscal; E use o aplicativo para resgatar os créditos.

Matéria completa