Oficialmente, a inflação dos alimentos aumentou 6,98% no acumulado de 2024, mas todo mundo sabe que muita coisa subiu muito mais que isso. Como então economizar nas contas do mercado?
Pense nas receitas da semana, faça uma lista de reposição e evite comprar itens no impulso. Um chocolate aqui, um energético ali e no final do mês a conta vai ficar salgada.
Não precisa ser vegetariano para aproveitar folhas e talos de cenouras, nabos, beterraba e outras hortaliças. Você paga nada a mais por elas e pode fazer frituras, omeletes e refogados.
Os supermercados muitas vezes fazem promoções de produtos próximos da validade ou queima de estoque, além de ofertas semanais e a famosa xepa da feira. Os descontos são muito atraentes.
O tomate estava na oferta? Compre de monte, faça molhos e congele. A carne estava na promoção? Separe em porções menores e mande pro freezer. Não tem segredo aqui.
Você consome muito leite, refrigerante, farinha de trigo, arroz, feijão ou óleo? Você pode se surpreender com os descontos oferecidos pelos atacadões para múltiplos itens ou volumes.
Compre ovos frescos (verifique a data da embalagem), mescle frutas maduras e verdes em sua cesta e não se esqueça de alimentos na geladeira (a geleia sempre mofa, né?!).