Com o aumento das tarifas de energia, a conta de luz tem sido uma preocupação crescente nas finanças das famílias brasileiras, especialmente com o uso constante de eletrodomésticos que, mesmo sem serem utilizados, continuam consumindo eletricidade – e aumentando os gastos!
Segundo especialistas para o E-Investidor, retirar certos aparelhos da tomada pode reduzir o consumo e aliviar o impacto da conta no final do mês, além de contribuir para um uso mais consciente dos recursos naturais.
Economizar energia elétrica e entender como cada aparelho doméstico impacta na conta de luz ficou mais fácil.
A Enel, uma das principais distribuidoras de energia elétrica do Brasil, desenvolveu um simulador online que permite calcular o consumo individual de eletrodomésticos e eletrônicos. A busca iniciativa incentiva o uso consciente da energia, reduzindo desperdícios e incentivando a eficiência energética.
A ferramenta batizada de Simulador de Consumo é simples de usar. O consumidor pode selecionar os cômodos de sua residência e os aparelhos presentes em cada um deles.
Com informações como potência dos equipamentos e o tempo médio de uso diário, o sistema calcula o consumo estimado em quilowatt-hora (kWh). Além disso, ao final do processo, o simulador sugere opções de aparelhos mais eficientes disponíveis no mercado, levando em conta o perfil de uso do usuário.
A iniciativa também ressalta a relevância de compreender os dados presentes na fatura de energia. Informações como consumo mensal, tarifas aplicadas, taxas e impostos são fundamentais para controlar os gastos e evitar surpresas no fim do mês.
Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz e como economizar na matéria do E-Investidor.