Aquecedor, fogão, chuveiro, não dá para ligar tudo ao mesmo tempo. Essa atitude, além de elevar a conta, aumenta o risco de quedas de energia, e não é nada sustentável.
O Selo Procel nada mais é do que uma forma de orientar os consumidores nas melhores escolhas dos aparelhos. Ele mede a eficiência energética dos dispositivos.
Eletrodomésticos antigos tendem a consumir mais energia, além de serem menos seguros e eficientes. Sempre que possível, planeje a substituição desses aparelhos por modelos mais modernos e sustentáveis.
Muitos não sabem, mas os dispositivos conectados a tomada continuam consumindo energia. Esse consumo parece invisível, como televisão ou computadores desligados, mas, se está na tomada, o aparelho ainda está gastando energia.
Uma dica que não irá agradar a todos. Mas, para economizar no inverno, uma forma é tomar banhos mais rápidos. Os banhos quentes aumentam o risco de curto-circuito e a queima da resistência.
Em vigor desde o último sábado (5), a nova Tarifa Social de Energia Elétrica funciona por meio de descontos progressivos aplicados diretamente na fatura de energia, conforme o consumo mensal.