O gás de cozinha é um dos maiores gastos nas casas brasileiras. O tempo de duração de um botijão (13kg) varia de acordo com o uso e quantidade de moradores em uma casa, mas em média, dura cerca de 2 meses. Confira 8 dicas para economizar seu gás:
Não só para economizar, mas também por segurança, é importante garantir que não haja vazamento no seu sistema. Verifique as roscas do botijão e os canos do fogão usando uma solução de espuma de sabão.
Aplique a espuma na rosca do botijão ou nos canos. Se formar bolhas de ar, significa que há um vazamento.
Uma maneira de economizar no gás é cozinhando uma quantidade maior de alimento para vários dias. Fazendo esse planejamento você não precisará usar tanto o fogão todos os dias. Além de economizar, você simplifica sua rotina.
A ansiedade para abrir o forno e dar uma espiadinha na receita quando estamos cozinhando é grande. Mas essa curiosidade é a responsável por fazer o calor escapar, fazendo com que o forno trabalhe mais para recuperar a temperatura ideal. Evite fazer isso.
A panela de pressão é ótima para a economia de gás, pois ela cozinha alimentos mais rapidamente graças à pressão interna. Dessa forma, você gasta menos tempo no cozimento.
Quando você cozinha com as panelas tampadas, o calor fica retido no recipiente e o cozimento é acelerado. Isso é ótimo para pratos que exigem um maior tempo de preparo, como sopas, legumes mais duros e carnes.
Além de acelerar o processo de cozimento, cortar os alimentos em pedaços menores ajuda-os a cozinhar de maneira mais uniforme e eficiente, resultando em pratos mais saborosos.
Correntes de vento passando perto do fogão diminui a potência das chamas, levando a um consumo maior de gás para atingir a temperatura ideal. Feche as janelas e portas da cozinha durante o cozimento.