Muitos pais se perguntam qual é o momento ideal para começar a falar sobre dinheiro com os filhos. A resposta pode surpreender: essa conversa deve começar quando a criança passa a pedir coisas, brinquedos, doces, passeios, que envolvem algum custo.
Aos 15 anos, muitos jovens já demonstram certa autonomia, têm desejos de consumo mais caros e, em alguns casos, até ajudam nas contas da casa. Essa é uma fase estratégica para abordar o valor do dinheiro. Confira três dicas para falar a respeito:
Essa é a idade ideal para ensinar a importância de poupar. O adolescente pode começar a perceber que, ao guardar uma parte da mesada ou do dinheiro que ganha, consegue conquistar objetivos maiores.
Use exemplos do cotidiano. Se o jovem deseja comprar algo, os pais podem ajudá-lo a traçar um plano: quanto ele precisa juntar, em quanto tempo e quanto deve economizar. Assim, ele começa a compreender como administrar o próprio dinheiro.
Outro conceito importante que pode ser introduzido nessa fase é o dos juros, tanto os que jogam a favor quanto os que podem virar vilões. A ideia é mostrar que o dinheiro pode trabalhar a favor dele, desde que haja disciplina e paciência.
A educação financeira infantil é um modo de começar, desde cedo, a entender a importância da economia e dos investimentos para o futuro. Confira 5 dicas na matéria do E-Investidor.