Com o início de 2026, muitos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) buscam conquistar a tão sonhada aposentadoria. Entre eles, estão os professores que são servidores públicos federais.
Quem faz parte da categoria deve se atentar às mudanças de pontuação para dar entrada no seguro em 2026. As alterações são referentes às regras de transição, previstas na Reforma da Previdência de 2019.
Os professores federais possuem cinco anos a menos nos critérios para se aposentar. Porém, as regras de transição são válidas para a classe, aumentando a pontuação para este ano de 2026.
A pontuação para a aposentadoria é de 88 pontos para mulheres e 98 pontos para os homens. Além disso, o tempo de contribuição mínimo deve ser de 25 e 30 anos para mulheres e homens, respectivamente, comprovados exclusivamente na docência.
Por serem servidores públicos, os professores possuem o requisito de tempo em carreira pública para dar entrada na aposentadoria. O período solicitado é de 20 anos em serviço público e de cinco anos no cargo.
Para realizar a solicitação da aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o servidor deve procurar o Setor de Gestão de Pessoas do órgão no qual trabalha.