Como funciona o crédito consignado? Entenda as vantagens e desvantagens

Suas contas estão em dia, mas de repente surge uma urgência médica ou reforma em casa e é preciso conseguir dinheiro rápido para cobrir essas despesas? É nessas horas de aperto que muita gente apela para o crédito consignado.

O crédito consignado tem muito apelo hoje por normalmente oferecer juros mais baixos que outras formas de empréstimos bancários ou simplesmente ficar no vermelho no cartão de crédito ou na conta corrente.

Além dos juros mais acessíveis, o crédito consignado é relativamente fácil de se obter e as parcelas para quitar a dívida são debitadas diretamente de uma fonte de renda, como seu salário, pensão ou aposentadoria.

Mas há um limite: exatamente para não abrir outro rombo nas contas do cliente, as parcelas do consignado não podem ultrapassar 35% de sua renda bruta. E esta é a única garantia para fechar o contrato.

É aí entra outra vantagem do crédito consignado: muitas vezes as condições de pagamento são bastante flexíveis, com até 120 meses para honrar sua dívida. Ou seja, pode caber no bolso sem comprometer o orçamento.

É só para aposentados?

O crédito consignado não está limitado só a aposentados e pensionistas, mas também a funcionários públicos e da iniciativa privada cujas empresas e empregadores tenham convênios com bancos e casas de crédito.

E as desvantagens?

Como em todo tipo de empréstimo, considere outras opções ou negocie com seu credor antes de comprometer parte de sua renda com uma nova dívida. Afinal de contas, esse dinheiro pode fazer falta lá na frente.