Após a inflação dos Estados Unidos subir 0,2%, houve um consenso de que o Federal Reserve (Fed) cortasse os juros em 0,25 ponto porcentual na próxima reunião, dia 18 de setembro, o que pode trazer impactos diretos aos investidores Ibovespa e sobre o preço do dólar.
Conforme especialistas, o corte de juros será bom para o investidor da Bolsa brasileira. Isso por que a queda deve trazer mais investidores para o Brasil, devido a busca por maior rentabilidade.
A estimativa é de que o Ibovespa termine o ano cotado a 140 mil pontos, devido ao corte de juros do Fed.
Contudo, os especialistas alertam que é necessário lembrar que o paíspassa por uma série de problemas domésticos do ponto de vista do mercado, principalmente pelas questões fiscais, que geram desconfiança nos investidores.
Especialistas afirmam que caso o corte de juros nos EUA ocorra em um ambiente de economia resiliente, isso será positivo, pois deve retirar liquidez da renda fixa americana e direcionar para outros mercados com rentabilidades e taxas maiores, como o brasileiro.
No entanto, se isso acontecer em um cenário de recessão econômica, a queda dos preços das commodities e a fuga de ativos de risco por parte dos investidores podem levar a altas do dólar no Brasil.
Economistas afirmam que o melhor a se fazer no momento é comprar dólar. Isso porque a moeda apresenta uma tendência de alta. A orientação é que a compra seja feita mês a mês.