Pensar na aposentadoria é algo que muitos jovens devem fazer. Alguns hábitos são capazes de auxiliar na garantia dessa renda quando a terceira chegar. Um exemplo é separar uma determinada quantia para poupar, com o objetivo de se aposentar.
Essa poupança pode ser feita desde cedo. E há vários motivos para você incluir esse planejamento na sua rotina financeira. Como a ideia é alcançar uma meta a longo prazo. Confira a seguir três razões a serem consideradas ao poupar:
Ao iniciar a poupança com o objetivo de ter uma boa estabilidade financeira no futuro, você não precisa separar quantias altas. Isso porque esse investimento é feito com base em um resultado a longo prazo.
Investir em ações é uma forma de adquirir uma renda extra para poupar. Como a ideia é ter um bom dinheiro para se aposentar no futuro, é possível investir em ações de risco, já que eles possibilitam uma rentabilidade maior.
Investir em uma poupança significa obter dinheiro por meio de juros. E há um tipo que pode fazer a quantia guardada render mais: os juros compostos. Ou seja, você pode ganhar cada vez mais quantia em cima de outros juros.
Diante da cautela com o futuro do sistema previdenciário brasileiro, é interessante se planejar para não depender exclusivamente do INSS para se aposentar. Confira na matéria do E-Investidor 5 estratégias para uma aposentadoria de sucesso.