Warren Buffett, o lendário investidor e CEO da Berkshire Hathaway, é conhecido por suas habilidades únicas no mercado de ações e por sua capacidade de identificar empresas sólidas e gerar retornos consistentes ao longo de décadas.
O megainvestidor costuma investir em empresas sólidas e estáveis, com vantagens competitivas duradouras, e que sejam geridas por equipes eficientes.
O bilionário não esconde em quais ações investe. Por isso, é possível “copiar” a carteira de Buffett, basta comprar as mesmas ações que ele.
O investidor interessado em fazer isso pode comprar ações que fazem parte da carteira da empresa. Entre elas: Apple, American Express, Wells Fargo, Bank of America, Coca-Cola, JP Morgan, Moody´s, entre outras.
Vicente Guimarães, CEO da VG Research, acredita que replicar exatamente a carteira de Buffett pode não ser uma boa estratégia devido às diferenças no contexto econômico e nos preços de mercado das ações ao longo do tempo.
Apesar disso, Gerson Brilhante, analista da Levante Inside Corp, propõe que se o investidor realmente quiser replicar a carteira de Buffet busque ajuda profissional para replicar o Value Investing – a mesma filosofia seguida por Buffett – em vez de tentar seguir as mesmas ações do megainvestidor.