Perdi o cartão do Bolsa Família, posso sacar o benefício mesmo assim?

Por Jéssica Anjos

Bolsa Família

O Bolsa Família é o principal programa de combate a fome e de transferência de renda no país. As famílias selecionadas pelo programa recebem um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal para sacar o dinheiro.

Cartão Bolsa Família

Uma das regras para a concessão do benefício é que a renda de cada pessoa da casa seja de, no máximo, R$ 218,00 por mês. O Cartão do Bolsa Família chega pelos Correios no endereço informado no Cadastro Único (CadÚnico) no nome do responsável familiar.

Leia mais

Onde são feitos os depósitos?

Os depósitos do Bolsa Família podem ser feitos nas seguintes contas: Poupança Social Digital; Conta Corrente de Depósito à vista; Conta Especial de Depósito à vista; Conta Contábil (plataforma social do Programa).

Leia mais

Posso sacar o dinheiro após perder o cartão?

Há alguns jeitos de sacar o dinheiro caso o cartão tenha sido perdido. Se o valor tiver sido depositado em uma conta Poupança Social Digital, ele pode ser retirado com a ajuda de um token gerado no aplicativo CAIXA Tem. Não há previsão para emissão de 2ª via do cartão.

Outras saídas

Se o valor não tiver sido depositado em uma conta Poupança Social Digital, é necessário se deslocar até uma agência da Caixa com um documento de identificação. Em seguida, basta informar ao atendente que deseja fazer o saque do benefício e que está sem o cartão.

Prazo para sacar o dinheiro

As famílias têm, no máximo, 120 dias para sacar cada parcela do Bolsa Família, de acordo com nota do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Leia mais