O Bolsa Família é o principal programa de combate a fome e de transferência de renda no país. As famílias selecionadas pelo programa recebem um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal para sacar o dinheiro.
Uma das regras para a concessão do benefício é que a renda de cada pessoa da casa seja de, no máximo, R$ 218,00 por mês. O Cartão do Bolsa Família chega pelos Correios no endereço informado no Cadastro Único (CadÚnico) no nome do responsável familiar.
Os depósitos do Bolsa Família podem ser feitos nas seguintes contas: Poupança Social Digital; Conta Corrente de Depósito à vista; Conta Especial de Depósito à vista; Conta Contábil (plataforma social do Programa).
Há alguns jeitos de sacar o dinheiro caso o cartão tenha sido perdido. Se o valor tiver sido depositado em uma conta Poupança Social Digital, ele pode ser retirado com a ajuda de um token gerado no aplicativo CAIXA Tem. Não há previsão para emissão de 2ª via do cartão.
Se o valor não tiver sido depositado em uma conta Poupança Social Digital, é necessário se deslocar até uma agência da Caixa com um documento de identificação. Em seguida, basta informar ao atendente que deseja fazer o saque do benefício e que está sem o cartão.
As famílias têm, no máximo, 120 dias para sacar cada parcela do Bolsa Família, de acordo com nota do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).