Muitas pessoas têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep e não o sacam dentro do prazo, perdendo a oportunidade de receber esse dinheiro que pode fazer a diferença no orçamento. Se você se encontra nessa situação, não se preocupe! É possível solicitar a reemissão do benefício e sacar o valor atrasado, seguindo alguns passos simples.
O abono salarial do PIS/Pasep é um direito dos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos mensais e exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base. Para ter direito ao benefício, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Se você não sacou o abono dentro do prazo, pode solicitar a reemissão do benefício presencialmente ou por e-mail. Para solicitar presencialmente, dirija-se a uma unidade regional do Ministério do Trabalho e Previdência com um documento oficial com foto e solicite a abertura de um recurso administrativo para a reemissão do abono.
Para solicitar por e-mail, envie uma mensagem para o endereço de e-mail da unidade regional do Ministério do Trabalho do seu estado, solicitando a reemissão.
Após a solicitação, caso aprovada, você terá até o dia 29 de dezembro do ano corrente para efetuar o saque. Se não sacar dentro do prazo, será necessário solicitar a reemissão novamente no próximo calendário.
Antes de solicitar a reemissão, verifique se você tem direito ao abono salarial. Você pode fazer isso utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou entrando em contato com a Central Alô Trabalhador, pelo telefone 158.