O trabalhador brasileiro conta com um importante recurso para viabilizar a compra ou construção de sua casa própria: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O saldo dessa conta, administrado pela Caixa Econômica Federal, pode ser utilizado de diversas formas, desde a entrada do financiamento até a quitação de parcelas monetárias.
Para utilizar o FGTS, o trabalhador deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, seja por meio do aplicativo Habitação CAIXA ou por telefone. É necessário apresentar a documentação exigida, como documento de identificação, extrato da conta vinculada ao Fundo e carteira de trabalho.
Para usar o saldo com finalidade específica habitacional, o trabalhador precisa atender a algumas condições, como comprovar três anos de trabalho sob o regime do FGTS e não possuir outro financiamento ativo pelo SFH.
O imóvel a ser financiado deverá estar localizado na cidade de residência ou trabalho do comprador e ter um valor de avaliação máximo de R$ 1,5 milhão, conforme estipulado pela Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Outro benefício significativo é a possibilidade de reduzir até 80% o valor de 12 parcelas consecutivas com o uso do FGTS, uma alternativa que tem se mostrado vantajosa para trabalhadores que enfrentam oscilações de renda