Como usar o saldo do FGTS para investir?

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso financeiro importante para muitos trabalhadores com carteira assinada, cuja função principal é proteger o trabalhador em momentos de desemprego.

Como investir o dinheiro do FGTS?

A aplicação padrão do FGTS rende 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), uma taxa que, embora segura, é considerada baixa. No entanto, existem maneiras de investir o saldo em opções que podem trazer retornos mais atrativos a longo prazo. Conheça elas:

Renda Fixa

Os investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, apresentam rentabilidade acordada no momento da aplicação no título, oferecendo maior segurança e sendo indicados para quem está começando a investir.

Renda Variável

Os ativos de renda variável, como ações, fundos de investimento, BDRs e ETFs, têm maior potencial de retorno, mas são mais voláteis. Para quem tem perfil arrojado e busca resultados a longo prazo, essa categoria é uma opção interessante.

Abrir uma empresa

O saldo do FGTS pode ser usado para realizar o sonho de abrir um negócio, eventualmente como capital inicial para o empreendimento. Esse investimento pode ajudar na criação ou expansão da empresa, possibilitando a realização de planos de negócios estruturados.

Investir para aposentadoria

Utilizar o FGTS para complementar a aposentadoria é outra estratégia para garantir uma melhor qualidade de vida no futuro. Além de aplicar em renda fixa, é possível optar por uma previdência privada, realizando uma renda adicional ao se aposentar.

Investir em uma reserva de emergência

O FGTS pode, ainda, ser destinado à construção de uma reserva de emergência, essencial para lidar com imprevistos. Nesse caso, o mais indicado são aplicações de renda fixa com títulos mobiliários diários, como o Tesouro Selic e certos CDBs.