Imagine explorar diversas regiões do Brasil sem gastar nada com passagens aéreas. Isso é possível graças a um serviço oferecido pela Força Aérea Brasileira (FAB), que permite a civis aproveitarem assentos vagos em missões militares.
O programa disponibiliza vagas em voos da FAB que já estão planejados, mas os lugares são limitados e dependem da capacidade da aeronave.
A prioridade é sempre das operações militares e das autoridades em missões oficiais. Os civis que se inscrevem no programa podem embarcar quando há disponibilidade de assentos.
Qualquer cidadão brasileiro pode se inscrever, desde que atenda a requisitos básicos: Ser brasileiro nato ou naturalizado; Apresentar documentos de identificação (RG e CPF); Ter um comprovante de residência atualizado; Viajar exige estar em plenas condições físicas e bem-estar; E não possuir antecedentes criminais que impeçam o embarque.
O cadastro é realizado presencialmente em postos do Correio Aéreo Nacional (CAN), localizados em bases aéreas pelo país. Os principais postos estão em cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife e Fortaleza.
É necessário apresentar documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e, no caso de menores, certidão de nascimento e autorização legal.
Os voos operados pela FAB atendem tanto capital quanto cidades do interior e localidades remotas. Entre os destinos mais comuns estão: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Santa Maria (RS), São José dos Campos (SP), Anápolis (GO), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM) e Cruzeiro do Sul (AC).