A prova de vida é um procedimento obrigatório para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), utilizado para evitar fraudes e garantir a continuidade do pagamento de benefícios
A partir de 2023, o processo passou por mudanças e se tornou automático para a maioria dos beneficiários, utilizando cruzamento de dados de diferentes bases governamentais, como renovação de documentos e registros de vacinação.
O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, deve ser realizado periodicamente (normalmente a cada 10 meses) pelo cidadão.
Recentemente, informações circulando nas redes sociais sugeriram que o comprovante de votação poderia ser utilizado como prova de vida. Entretanto, conforme o governo, a participação em eleições não estão incluídas entre as formas válidas de comprovação.
Acesso ao Aplicativo Meu INSS; Empréstimos consignados; Transações financeiras que precisam do Reconhecimento Biométrico; Vacinação em dia; Atualizações no CadÚnico; Cadastro ou recadastramento em Órgãos de Trânsito, ou Segurança Pública; Emissão ou renovação de documentos; Declaração do Imposto de Renda.
Com o fim do antigo cronograma que estipulava datas específicas para a realização da prova de vida, o INSS agora assume integralmente o controle desse agendamento automático.
O pagamento dos benefícios do INSS em 2025 seguirá um calendário baseado no valor do benefício e no número final do cartão de pagamento do beneficiário, o Número de Identificação Social (NIS). Confira a matéria no e-investidor.