Compor uma carteira diversificada é uma maneira que muitos investidores encontram de ampliar as chances de colher bons frutos no mercado financeiro. Ter no portfólio ações que rendem proventos mensalmente faz parte desta estratégia.
Quatro empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, garantem a seus acionistas renda recorrente, todos os meses, na forma de dividendos e/ou juros sobre capital próprio (JCP).
São elas: Bradesco (BBDC3; BBDC4), Itaú-Unibanco (ITUB3; ITUB4), Banestes (BEES3; BEES4) e JHSF (JHSF3). Ainda que os valores sejam mais baixos do que dividendos pagos uma vez ao ano, o fluxo constante pode ser um aliado estratégico.
Seguindo o calendário de repasses de cada uma dessas companhias, Bradesco, Itaú e Banestes pagam dividendos a seus acionistas na próxima quinta-feira (2). A JHSF, por sua vez, remunera seus investidores na quinta-feira da semana seguinte, no dia 9 de maio.
Empresas listadas na B3 são obrigadas a distribuir proventos a seus acionistas, a cada exercício social, por força da Lei 6.404 de 1976.