Conheça 4 empresas da Bolsa que nasceram no Rio Grande do Sul

Banrisul (BRSR6) O Banrisul iniciou suas operações em 12 de setembro de 1928 em salas do prédio do Tesouro do Estado, localizado em Porto Alegre. Na época, a instituição contava com capital de 50 mil contos de réis e, depois de dois anos, o banco já conseguiu abrir 22 novas agências.

Gerdau (GGBR4) Há mais de 120 anos, a Gerdau iniciou suas operações na Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em Porto Alegre. Em 1948, a empresa assumiu o controle da Usina Riograndense, no Rio Grande do Sul, iniciando também a produção de aço, mercadoria que fez a empresa ganhar destaque no mercado nacional e internacional.

Lojas Renner (LREN3) A história da Lojas Renner começou a ser escrita por Antônio Jacob Renner, descendente de alemães, radicado no Rio Grande do Sul. Em 1912, o empresário abriu uma indústria fabril instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre. Dez anos depois, inaugurou na capital gaúcha seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis.

Marcopolo (POMO4) A trajetória da Marcopolo começou em 1949 em Caxias do Sul. A empresa abriu suas portas com oito sócios e quinze funcionários, tendo sido uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias de ônibus. No começo, a companhia operava em um pequeno galpão, mas ao longo dos anos transformou-se em referência mundial.

Confira outras 9 empresas da bolsa que iniciaram a sua trajetória em terras gaúchas.

Saiba mais