Em 2025, os idosos brasileiros contam com mais um importante avanço no conjunto de direitos que buscam assegurar qualidade de vida e inclusão social, reforçando o compromisso do país com o bem-estar da população com 60 anos ou mais.
Os benefícios fortalecem instrumentos já existentes, como a Carteira do Idoso, que tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para garantir mobilidade, cultura e dignidade para quem está na terceira idade.
Viagens interestaduais gratuitas; Transporte público urbano; Meia-entrada em eventos culturais; Isenção de IPTU; Isenção de Imposto de Renda; Atendimento prioritário em repartições públicas, bancos, supermercados, farmácias e estabelecimentos comerciais.
Para obter a Carteira do Idoso, é necessário: Ter 60 anos ou mais; Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Possuir renda mensal de até dois salários mínimos.
A emissão da Carteira do Idoso é gratuita e pode ser feita de forma simples, tanto online quanto presencialmente, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Confira na matéria do E-Investidor, sete caminhos promissores para quem tem 60 anos ou mais que desejam continuar ativo no mercado de trabalho.