Desde o mês passado, trabalhadores com carteira assinada podem acessar uma nova opção de crédito consignado por meio da Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Nomeado de “Crédito do Trabalhador“, a nova modalidade é voltada para empregados do setor privado.
Diferente de outras opções de crédito, permite que o valor das parcelas seja descontado diretamente do salário do trabalhador, reduzindo os riscos de inadimplência e, consequentemente, proporcionando taxas de juros mais baixas.
O desconto das parcelas ocorreram automaticamente no salário, respeitando o limite de 35% da remuneração. Como garantia, até 10% do saldo do FGTS pode ser usado, além da multa rescisória de 40% em caso de demissão sem justa causa.
Podem aderir ao Crédito do Trabalhador aqueles que possuem vínculo formal, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por Microempreendedores Individuais (MEIs).
Para contratar o crédito, o trabalhador deve acessar o aplicativo da CTPS com o login gov.br e clicar em “Empréstimos” no menu inferior. Após essa etapa, os bancos interessados farão ofertas em até 24 horas.
O consignado CLT pode ser uma boa opção para trabalhadores que precisam de crédito com taxas menores, uma vez que o desconto direto no salário reduz o risco para os bancos e, consequentemente, os juros praticados.