Consórcio é investimento? Entenda as vantagens e desvantagens

O consórcio é uma forma muito popular para que as pessoas consigam comprar com mais facilidade bens como motocicletas, carros, casas e até mesmo computadores e celulares.

A ideia é simples: pagar cotas mensais e, ao ser sorteado, receber uma carta de crédito que pode ser usada como melhor lhe convier. Além disso, quanto antes for contemplado, mais vantajoso é o consórcio.

Consórcio é investimento?

A resposta simples é: não! Um investimento é feito com a ideia de obter rentabilidade do dinheiro e não é isso que um consórcio oferece, pois não pretende multiplicar os valores nele aplicados.

Lembre-se também que além de oferecer juros baixos (quando existem), os consórcios cobram taxas de administração do fundo. Ou seja, no fim ficam bem menos atraentes que vários títulos de renda fixa.

Mais: fora raros exemplos, você não pode sair de um consórcio, o que significa que o dinheiro nele colocado praticamente não tem liquidez. Ou seja, os valores ficam ali empatados até o seu encerramento.

Considerando tudo isso, os consórcios não deixam de ser uma alternativa interessante para adquirir bens de forma relativamente barata, forçando também o participante a ter disciplina financeira.