A ANEEL atualizou a bandeira tarifária imposta para a conta de luz deste mês de dezembro de 2025. A mudança aconteceu por conta da entrada do período de chuvas, que tornou o custo para geração de energia menor que o do mês anterior.
Após outubro e novembro com a bandeira vermelha patamar 1 mantida, a ANEEL anunciou a bandeira amarela para o mês de dezembro de 2025.
O consumidor pagará R$ 1,885 a cada 100 quilowatts - hora (kWh) utilizado, uma redução em comparação ao mês anterior, que estava em R$ 4,46.
Apesar da diminuição, a previsão de chuvas para dezembro é menor do que a média histórica e, por isso, a ANEEL ainda vê como essencial a utilização das termelétricas para suprir a demanda de energia.
O sistema de bandeiras funciona para evidenciar uma cobrança variável que já existia nas contas de luz, porém em outra forma, feito de acordo com o custo para a geração de energia e cobrados nos reajustes anuais.
Atualmente, cada bandeira representa como estão as condições para geração de energia elétrica no país. As tarifas são divididas em quatro patamares: verde, amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2.