Conta de luz nas alturas: veja como economizar sem usar placas solares

Conta de luz

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a conta de luz ficou, em média, 16,8% mais cara em fevereiro, revertendo os descontos aplicados no início do ano, que chegaram a até R$ 49.

Inflação no setor

Com a retomada dos preços anteriores e um acúmulo de 5,06% na inflação do setor nos últimos 12 meses — conforme afirma a Agência Brasil — consumidores buscam alternativas para reduzir gastos.

Alternativas para reduzir a conta de luz

Uma das soluções que vêm se popularizando é o sistema de assinatura de energia limpa. Esse modelo permite que consumidores utilizem eletricidade de fontes renováveis sem necessidade de investimentos em infraestrutura.

Leia mais

Outras alternativas

Além da adesão a novos modelos de fornecimento energético, algumas mudanças no dia a dia ajudam a reduzir os gastos com eletricidade. Confira três práticas que podem fazer diferença na conta de luz.

1. Uso eficiente de refrigeradores e climatizadores

Geladeiras, freezers e ar-condicionado são grandes consumidores de energia. Ajustar a temperatura adequada, evitar abrir os equipamentos com frequência e garantir vedação eficiente ajudam a diminuir o consumo.

2. Evitar o consumo silencioso

Aparelhos conectados à tomada continuam consumindo eletricidade mesmo quando não estão em uso. Utilizar filtros de linha com botão de desligamento pode ser uma solução eficaz.

Leia mais

3. Apostar em iluminação eficiente

Lâmpadas LED gastam até 80% menos energia e possuem maior durabilidade. O uso de sensores de presença em locais pouco frequentados também contribui para economizar.

Leia mais