Durante o mês de julho, os brasileiros deverão continuar atentos ao consumo de energia elétrica. Já que a Aneel anunciou a manutenção da bandeira vermelha patamar 1, o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Como o valor da fatura é calculado com base na quantidade de energia usada, o aumento pressiona ainda mais o bolso dos brasileiros em um período em que o consumo tende a crescer: o inverno.
O aumento do consumo de energia nos meses frios ocorre por uma combinação de fatores: dias mais curtos, menor incidência de luz natural, uso intensivo de chuveiros elétricos, aquecedores, secadoras de roupas e maior permanência dentro de casa.
Esses comportamentos, somados, fazem com que o gasto energético aumente em até 20% em relação a períodos como outono ou primavera.
Chuveiro elétrico; Aquecedores; ar-condicionado; Máquinas de secar roupa; Ferros de passar; Torneiras elétricas; Iluminação prolongada.
Reduza o tempo no banho; Evite o uso de aparelhos no horário de pico; Acumule roupas para lavar e passar de uma só vez; Invista em equipamentos com selo Procel A; Mantenha a manutenção em dia; Aproveite a luz natural; Substitua aquecedores antigos.