Crise na Coreia do Sul: como lei marcial pode afetar seu bolso?

Em um movimento surpreendente, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, decretou lei marcial nesta terça (3), levando o cenário político do país ao caos. Horas depois, ele suspendeu a ordem.

A lei marcial proíbe atividades políticas e institui censura à imprensa, com o governo ficando sob administração das Forças Armadas. Uma das primeiras reações do mercado financeiro foi uma leve queda do won sul-coreano frente ao dólar.

Em meio à turbulência política entre o governo e a oposição, ainda não há informações se a Bolsa de Valores de Seul abrirá para negociações nesta quarta-feira (4).

Enquanto isso, o ETF iShares MSCI South Korea, que acompanha um índice composto pelas maiores companhias do país (incluindo Samsung, Hyundai, LG e Kia), opera volátil, com uma queda de 2,5%.

Ainda é prematuro para saber se a crise trará impactos para o bolso do brasileiro. Hoje, o Brasil importa da Coreia um grande volume de componentes eletrônicos e autopeças presentes em celulares, computadores, TVs, carros e eletrodomésticos.