O “CPF na nota” é um programa fiscal adotado por diversos estados brasileiros, como São Paulo (Nota Fiscal Paulista), Rio de Janeiro (Nota Carioca) e outros, que tem como objetivo incentivar os consumidores a exigirem a emissão de notas fiscais.
O principal objetivo é combater a sonegação fiscal e garantir que os impostos gerados pelas vendas sejam devidamente recolhidos pelo estado. Além disso, o CPF na nota permite que o governo tenha um controle mais eficiente sobre o recolhimento de impostos.
A inclusão do CPF na nota fiscal não traz apenas benefícios para o estado, mas também para o consumidor. Como: Participação em sorteios, Restituição de parte do imposto, Acompanhamento de compras e Incentivo à formalização.
O consumidor deve estar cadastrado no sistema da Nota Fiscal do seu estado e optar pela participação nos sorteios, aceitando os termos do regulamento.
Após cadastrar-se na plataforma correspondente ao seu estado, o consumidor pode acompanhar os créditos acumulados diretamente nos portais dos programas.
Para resgatar os valores acumulados através do CPF na nota fiscal, é necessário baixar o aplicativo da Nota Fiscal, disponível para Android e IOS.