Crediário é o nome dado à liberação de crédito de uma loja ao seu cliente, que possibilita que o consumidor pague suas compras ao longo do tempo, dividindo o valor em parcelas menores.
Já o cartão de crédito é uma forma de empréstimo disponibilizado por bancos, operadoras de cartão e até por algumas lojas. Essa forma de pagamento possui um limite, que pode ser usado para compras à vista e parceladas.
Há algumas diferenças entre o cartão de crédito e o crediário. Entre elas se destacam as taxas, quantidade de parcelas e a forma de pagamento.
Nos dois tipos de crédito possuem juros que irão ser cobrados mensalmente dos seus clientes. No entanto, no cartão há formas de comprar sem juros e com juros, já no crediário sempre tem uma taxa de juros, mesmo que baixa.
A quantidade de parcelas é outro diferencial entre eles. Em geral, no cartão, há um limite de 12 parcelas, enquanto no crediário, o número pode ser maior e chegar a 48 parcelas.
No cartão de crédito, os clientes recebem a fatura todos os meses. Já no caso do crediário, o cliente recebe um carnê com todas as prestações e, em algumas situações as vezes, tem que ir à loja todos os meses para fazer o pagamento.
Tanto o cartão de crédito quanto o crediário podem trazer benefícios aos compradores, se utilizados de forma que respeitem o orçamento pessoal. Para quem não tem cartão de crédito ou possui um limite baixo, o crediário pode ser a forma ideal de comprar.