Trabalhadores com carteira assinada, incluindo os que atuam no setor rural, doméstico e os empregados por microempreendedores individuais (MEIs), terão acesso a uma nova modalidade de crédito consignado.
Batizado de Crédito do Trabalhador, o programa busca facilitar o acesso a empréstimos com condições mais vantajosas, sem a necessidade de intermediação do empregador.
Diferente das modalidades anteriores, que dependiam de convênios entre empresas e bancos específicos, esta nova linha permite que os trabalhadores escolham a instituição financeira que oferece as melhores condições, de forma totalmente digital.
A contratação é feita diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), dispensando a necessidade de aprovação prévia do empregador.
As parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento, seguindo a margem de 35% do salário, conforme as regras do eSocial. Desde de 25 de abril, também será possível contratar o crédito diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos.
Têm direito ao Crédito do Trabalhador todos os profissionais com carteira assinada, incluindo trabalhadores rurais, domésticos e aqueles contratados por microempreendedores individuais (MEIs).