Crédito ou débito? Veja vantagens e desvantagens de cada método de pagamento

Você faz uma compra no supermercado ou na loja do shopping, passa no caixa e lá vem a pergunta clássica: “débito ou crédito?” Mas, afinal, qual opção é melhor?

Vantagens do crédito

O cartão de crédito tem muitos pontos positivos: desembolsar o valor da compra em um prazo mais longo, ter programa de pontos ou milhas e ser muito seguro, pois os bancos detectam operações fora do comum.

Além disso, é possível parcelar comprar a prazo, sem juros; a possibilidade de organizar as finanças pessoais concentrando um único débito dentro do mês; cashback e dispor de crédito emergencial dentro do limite

Desvantagens do crédito

Infelizmente, são exatamente alguns desses pontos positivos que podem atrapalhar o uso do cartão. Você ultrapassa limites de crédito, faz compras parceladas a perder de vista, cria despesas por compulsão do cashback e fica endividado.

E o cartão de débito?

Em grande medida, o cartão de débito é como se fosse sua carteira virtual. Enquanto tem dinheiro dentro, você gasta. Zerou, você para.

Ou seja, sua principal vantagem é permitir um bom controle das finanças pessoais, evitando tentações com gastos desnecessários e, muito importante, tem taxas menores que parte dos cartões de crédito.

E então, débito ou crédito?

No fundo, se você for disciplinado e mantém suas contas em dia, o uso combinado dos dois cartões só traz comodidades, aproveitando as vantagens de cada um.