O bitcoin (BTC) encerrou 2023 com uma valorização de 153,1% no acumulado do ano, mas os holofotes se voltaram para a Solana (SOL), que esbanjou uma valorização de 647,7%.
A disparada da SOL tem suas razões. Segundo Jorge Souto, gestor do TC Digital Assets, a plataforma de contratos inteligentes da Solana possui custos mais baixos e mais rápidos para transações em comparação a outras redes.
A vantagem atraiu projetos de cripto ativos para serem desenvolvidos no ecossistema. “Houve muitos investidores que ganharam airdrops que foram muito bem sucedidos e deram muito retorno”, diz.
A comprovação de eficiência do ecossistema da Solana resultou no número de transações. Segundo dados da DefiLlama, em 2023 o ecossistema Solana ficou em segundo lugar com o maior volume de protocolos presentes em sua plataforma.
Por enquanto, os primeiros dias de 2024 parecem ser de correção aos ânimos do mercado no passado. Segundo dados do Mercado Bitcoin, a SOL acumula uma desvalorização de 3,2% no acumulado deste ano.
No entanto, Souto avalia que o ecossistema possui vantagens competitivas que podem justificar uma nova onda de alta no curto e no médio prazos.