Caso Cuca: como atletas envolvidos em polêmicas perdem patrocínios

Escândalos, drogas e recusa de vacina já custaram milhões em contratos

A contratação do técnico Cuca pelo Corinthians vem causando polêmica por conta de sua condenação pela Justiça Suíça por estupro em caso ocorrido em 1987.

Com parte da torcida exigindo um posicionamento dos patrocinadores do clube, relembramos alguns casos de atletas que perderam milhões por envolvimento em escândalos.

Michael Phelps

O maior nadador de todos os tempos perdeu um patrocínio da Kellog’s após ser fotografado supostamente usando maconha.

Lance Armstrong

Então um dos maiores ciclistas de todos os tempos, o multi-campeão da Volta da França perdeu contratos com Nike, Trek e Oakley no valor de US$ 150 milhões por admissão de doping.

Tiger Woods

Depois de um mal explicado acidente de carro e um movimentado divórcio, o golfista teve rescindidos acordos com Accenture, Gatorade e AT&T, mas manteve o da Nike.

Maria Sharapova

A tenista russa foi outra pega no doping e perdeu milhões em patrocínios de TAG Heuer, American Express e Avon. Quem continuou a apoiando? A Nike.

Ryan Lochte

O nadador campeão olímpico foi suspenso e perdeu patrocínios de companhias como Speedo e Ralph Lauren após reportar um falso assalto depois de uma noite de bebedeira no Rio de Janeiro.

Novak Djokovic

A recusa em vacinar-se contra a Covid-19 lhe custou a participação em torneios do Grand Slam e possivelmente patrocínios de Peugeot e UKG.

Kobe Bryant

O envolvimento do popular astro da NBA em um caso de estupro em 2003 lhe custou a renovação de acordos com Nutella e McDonald’s.

Robinho

Uma empresa patrocinadora do Santos, a Orthopride, cortou relações com o time após a contratação do atleta, condenado a nove anos de prisão na Itália.

Cuca

Segundo reportagem do Estadão, apenas 2 de 9 patrocinadores do Corinthians se manifestaram sobre posicionamento das empresas com relação à contratação do técnico.

O banco BMG afirma que não compactua com qualquer tipo de violência, enquanto a Ale diz que segue fortes princípios éticos.

Já parceiros como Nike, Spani Atacadista e NeoQuímica não teriam respondido ao contato da reportagem.