Por que debêntures incentivadas estão se popularizando entre investidores?

A emissão de debêntures incentivadas alcançaram R$ 96,1 bilhões nos três primeiros trimestres de 2024, alta de 41,7% em relação ao ano passado. Mas, por que esses títulos de renda fixa estão bombando entre os investidores?

Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas para captar dinheiro no mercado, financiando assim seus projetos de expansão e crescimento, remunerando seus investidores com juros.

Já as debêntures "incentivadas" têm como atrativo adicional serem isentas de imposto de renda, por bancarem projetos de interesse do governo, em setores como logística, energia, infraestrutura e saneamento.

Além dos juros e isenção de IR, as debêntures incentivadas também estão com boa liquidez no mercado secundário, o que é um bom sinal para quem não quer permanecer no investimento até seu vencimento (que costumam ser longos).

De janeiro a setembro foram negociados mais de R$ 200 bilhões de debêntures incentivadas no mercado secundário, avanço de 59,1% quando comparado a todo o ano de 2023, segundo a Anbima.

Aliás, os prazos mais longos e a possibilidade de risco de calote são dois fatores que devem estar no radar do investidor. Para evitar entrar num barco furado, sempre consulte seu banco ou corretora.