O Imposto de Renda é um tributo que pessoas físicas e jurídicas pagam ao governo. Por possuir muitos detalhes, o preenchimento da declaração pode ser demorado. Para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal disponibiliza a declaração pré-preenchida.
Essa declaração carrega automaticamente todas as informações do contribuinte que constam nos dados da Receita Federal, como endereço, bens, salários, empregador, pagamentos, aluguéis, entre outros.
Informações como imóveis adquiridos, doações efetuadas, dependentes, contas bancárias abertas durante o ano, rendimentos, entre outras são exportadas.
A declaração pré-preenchida exporta as informações de dois lugares: da declaração prestada no ano anterior e de fontes pagadoras, como empresas e entidades.
Algumas instituições que passam esses dados são os bancos, o INSS, planos de saúde e imobiliárias.
Além de economizar o tempo, a declaração pré-preenchida minimiza as chances de erros, pois carrega informações da base de dados da Receita Federal. E se, caso alguma informação não esteja correta, o contribuinte pode alterá-la manualmente.
A declaração pré-preenchida está disponível tanto no site gov.br como no aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Mas para ter acesso ao formato, é preciso ter conta prata ou ouro.