O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2024 termina na próxima sexta-feira (31). Dentro deste prazo, cerca de 43 milhões de contribuintes deverão ter declarado à Receita Federal seus ganhos e despesas referentes ao ano passado.
A multa para quem atrasa o envio é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite mínimo de R$ 165,74. Já o valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido pelo contribuinte.
É importante que o declarante priorize informações e documentos que impactam na apuração do imposto, de forma mais direta. Ou seja, dar preferência às despesas dedutíveis e aos informes de rendimentos, que podem ser obtidos junto a instituições financeiras, por exemplo.
São muitos os papéis, recibos, comprovantes, informes e documentos de identidade que o contribuinte deve ter em mãos. Para ajudar neste momento, confira a seguir, uma lista com as principais documentações para a declaração.
Documento de identificação com CPF (RG OU CNH); Comprovante de endereço atualizado; Título de eleitor; Nome, CPF e data de nascimento dos dependentes, se houver; Informe de rendimentos de contas bancárias do dependente e titular; Informe de rendimentos de aplicações ou extratos de investimentos…
Comprovantes de despesas médicas e odontológicas; Relatório anual de despesas com educação; Informações de empréstimos; Documentos de bens e direitos; Extrato de consórcios, financiamentos e outras dívidas.
Confira a lista completa na matéria completa do E-Investidor.