Descubra se você tem valores a receber do antigo PIS/Pasep

Benefício

Milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 podem estar entre os 10,5 milhões de cidadãos que têm direito a receber valores esquecidos no antigo Fundo PIS/Pasep.

Qual é o benefício?

A medida, anunciada pelo Ministério da Fazenda, busca devolver aos trabalhadores um dinheiro que pertence a eles, mas que, por diferentes motivos, nunca foi sacado. O valor médio estimado por beneficiário é de aproximadamente R$ 2,8 mil.

Leia mais

Como saber se tem direito?

Para facilitar o acesso à informação e ao saque, o governo lançou a plataforma Repis Cidadão — um canal digital onde é possível consultar a existência de saldo, solicitar os valores e acompanhar o processo de pagamento.

Herdeiros também podem solicitar?

Os valores não resgatados pelos titulares falecidos também poderão ser retirados por seus herdeiros. Para isso, será necessário realizar o pedido por meio da plataforma Repis Cidadão.

Passo a passo para consultar

Acesse o site do Repis Cidadão; Informe o CPF e a senha do Gov.BR; Insira o NIS, encontrado; Clique em “pesquisar” e, caso haja valores disponíveis, siga as instruções para efetuar o saque.

Qual a recomendação?

O governo recomenda que todos que trabalharam com carteira assinada no período entre 1971 e 1988 façam a consulta, mesmo que já tenham se aposentado ou mudado de área profissional.

Leia mais