Desenrola Brasil: o que é o programa do governo para pessoas endividadas

Estima-se que 80 milhões de brasileiros estejam inadimplentes

O Desenrola Brasil será um programa federal que pretende atender cerca de 80 milhões de brasileiros endividados. Entre eles, especial atenção será dada às 35 milhões de pessoas que se endividaram em função do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, agora novamente Bolsa Família.

O programa foi anunciado pelo ministro do desenvolvimento e assistência social, família e combate à fome Wellington Dias que, na ocasião, sublinhou que o objetivo não seria apenas resolver dívidas e regularizar as finanças, mas também a reinserção desse público nas “engrenagens da economia nacional”.

Para o ministro, o programa de transferência de renda foi utilizado com fins eleitorais pela gestão passada. Aprovado pelo Congresso em junho de 2022, a concessão de bilhões em crédito à população vulnerável foi intermediada pela Caixa, com juros de 3,5%.

No total, foram concedidos R$ 9,5 bilhões de créditos vinculados ao Auxílio Família. Com parcelas do consignado podendo chegar a 40% do total do benefício (em média, R$ 600), havia um risco considerável de inadimplência, apesar dos juros populares.

Além das dívidas de famílias atendidas pelo Bolsa Família e outros inadimplentes pessoa física, espera-se que o Desenrola Brasil venha a atender MEIs e micro e pequenas empresas.

Promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Desenrola Brasil ainda está em fase de desenvolvimento e deve envolver diversos outros ministérios, como o da Fazenda de Fernando Haddad, e a Caixa.