A busca por uma conta de luz mais barata passa, muitas vezes, por detalhes que podem parecer insignificantes. Um deles, e que afeta milhões de brasileiros, é o consumo de energia de aparelhos eletrônicos, mesmo quando estão aparentemente desligados.
Segundo informações divulgadas pelo portal argentino TN, o chamado “consumo fantasma” — energia utilizada por aparelhos enquanto estão inativos — pode representar até 20% do total mensal de energia elétrica.
Isso ocorre porque, mesmo fora de uso, esses equipamentos permanecem conectados à internet e prontos para receber comandos do controle remoto.
Entre os vilões dessa prática está a televisão, especialmente as Smart TVs, que estão entre os dispositivos que mais consomem eletricidade mesmo quando aparentemente desligados.
O funcionamento contínuo das Smart TVs é necessário para realizar tarefas como atualizações automáticas de software, sincronização de conteúdo e garantir uma resposta imediata aos comandos dos usuários. No entanto, essa conveniência tem um custo, que é refletido no aumento da conta de luz.
A principal dica é desligar os equipamentos da tomada quando não estiverem em uso. Além de desconectar os aparelhos recomendados, é possível adotar outras medidas simples confira mais três dicas:
Invista em tomadas inteligentes; Escolha produtos eficientes; E evite luzes noturnas: aparelhos com luzes piloto, como algumas televisões ou decodificadores, podem ser completamente desligados para economizar.