Com as tarifas de energia elétrica cada vez mais altas, buscar maneiras de reduzir o consumo é essencial para muitas famílias e empresas. Entre as diversas dicas de economia, um conselho comumente repetido é o de desligar o ar-condicionado sempre que se sai de um ambiente.
A resposta é: depende do tempo que vai ficar fora, portanto nem sempre essa é a ideia mais inteligente.
Se a saída do ambiente for breve, desligar o ar-condicionado pode ser um erro. Isso ocorre porque, ao ser religado, o aparelho precisa trabalhar mais para resfriar o ambiente novamente, consumindo uma quantidade significativa de energia.
No entanto, para ausências prolongadas, desligar o ar-condicionado é, de fato, a melhor opção, pois evita o consumo contínuo de energia enquanto ninguém está no ambiente.
1. Ajustar corretamente a temperatura (entre 23°C e 25°C); 2. Evitar trocas de calor; 3. Fazer manutenção periódica; 4. Usar ventiladores de teto; 5. Investir em tecnologia inverter.
Estações cada vez mais quentes no Brasil estão fazendo muita gente começar a pesquisar sobre os custos da instalação de ar-condicionado em casa.Entenda os custos na matéria do E-Investidor.
Com as temperaturas em constante subida e as ondas de calor cada vez mais frequentes, sobreviver ao verão na cidade sem aumentar a conta de luz com um ar-condicionado pode parecer um verdadeiro desafio. Veja 5 soluções simples: