Aliado de alguns e vilões para outros: estamos falando do cartão de crédito. Um meio de pagamento muito utilizado por pessoas no mundo todo. Veja a seguir 3 dicas para usá-lo de forma consciente.
"A pessoa precisa saber o quanto de dinheiro está saindo para as despesas essenciais, como aluguel, energia elétrica, internet, alimentação", diz Gustavo Raposo, da Neon.
“É importante avaliar se a compra é necessária. Tente de toda forma diminuir os gastos para poder fazer uma poupança para uma eventualidade futura”, diz Daniel Coelho, da Fenacon.
“O rotativo de cartão de crédito e cheque especial só devem ser usados em casos de emergência, pois os juros são impagáveis, mesmo com essa redução”, diz Fernando Bueno, da Ágora.
Ter consciência dos seus gastos é o primeiro passo para aplicar os conceitos de educação financeira na sua vida, especialmente quando o assunto é cartão de crédito.
Faça do cartão de crédito um amigo, gaste somente o que está dentro do seu orçamento e o melhor de tudo, use os gastos ao seu favor, como por exemplo, para acumular milhas.